Princípios Gerais.
Dispõe sobre os requisitos mínimos para funcionamento de Unidades de Terapia Intensiva e dá outras providências.
Instrução Normativa nr.04, de 24 de fevereiro de 2010 - Dispõe sobre indicadores para avaliação de Unidades de Terapia Intensiva.
Clinical Practice Guidelines for the Diagnosis and Management of Intravascular Catheter-Related Infection: 2009 Update by the Infectious Diseases society of America.
Nonthyroidal Illness Syndrome and Prolonged Mechanical Ventilation in Patients Admitted to the ICU.
Contemporary Reviews in Cardiovascular Medicine.
Sodium bicarbonate-based hydration prevents contrast-induced nephropathy:a meta-analysis.
The management of flail chest injury: factors affecting outcome.
Corticosteroids to prevent extubation failure:a systematic review and meta-analysis.
O objetivo deste estudo foi determinar a incidência de fatores de risco, e seqüelas de pós-trombocitose.
VAT vs VAP Are We Heading Toward Clarity or Confusion?
Central venous pressure vs pulmonary artery catheter.
Prospective assessment of hepatic function and mechanisms of dysfunction.
The Ventilator-Associated Pneumonia PIRO Score.
Barreiras para não desligar a sedação diariamente - JCC 2009.
A injuria pulmonar aguda relacionada a transfusão tem novos conceitos para serem aplicados a beira do leito. Aproveite este artigo e implemente esta nova nomeclatura.
Sai esta semana, no NEJM, a publicação do esperado estudo NICE-SUGAR. Ele analisou o tratamento intensivo e o tratamento convencional de pacientes críticos com insulina EV em BIC. Conclusão: Vale a pena controlar a glicemia, mas mantendo os niveis abaixo de 180 mg/dl. A obsessão de manter a glicemia entre 80-110 pelo visto, não mostrou beneficios, pelo contrario, aumentou a taxa de mortalidade e índices de hipoglicemia.
A sepse grave é associada com várias falências orgânicas. O choque séptico é acompanhado e boa parte dos pacientes por hipertensão intra-abdominal. Você monitoriza PIA no seu serviço? É uma sugestão da revisão. Repense! Pode ser benéfico para seus pacientes.
A fibrilação atrial aguda é a arritmia mais frequente em UTI. Aí vai uma revisão em relação ao seu tratamento.
O uso de infusão extendida de alguns antibióticos pode ser utilizado e isso reduz o desenvolvimento de cepas resistentes a eles. Vale a pena utilizar? Tem algum beneficio clínico também? Confira nesta publicação.
A hemorragia subaracnóidea é uma catástrofe neurológica com alta mortalidade e morbidade. Aí está uma nova e excelente revisão principalmente focando nas complicações neurológicas e seu tratamento. Não deixe de ler!
Novidade da semana! Saiu ontem no New England um estudo comparando Stent em Coronarias e Revascularização Cirurgica. Revise as indicações dos procedimentos. Felicidade e esperanças de mais cirurgias para as equipes de cirurgia cardíaca!!!!
Voce tem infecção por Pseudomonas em sua UTI? O artigo sugere preditores de infecção por Pseudomonas que podem ser utilizados a beira de leito e iniciar antibiótico empiricamente. Leia e veja se pode ser adaptado a sua realidade.
Nossa Missão
Congregar os profissionais intensivistas do Paraná.
Dra. Fernanda Baeumle Reese
Atual Presidente